quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Patiminas mulher*

Tema: cidade
Por: Rosana Tibúrcio

Patos de Minas, ou Patiminas para os íntimos, é a mulher que aprende inglês ouvindo canções de Alanis Morissette, Adele, Amy Winehouse e Justin Timberlake, mas frequenta aulas convencionais para pegar um diplominha.

Compra suas roupas em butiques da capital, mas sempre dá uma passadinha na Marisa e na Hering para pegar aquela blusinha que pode cair bem com a saia da vez e ama ficar de pijama em casa, nos dias que não trabalha.
    
Ela frequenta Na Terra com seus saltos altos e no Bar do Roberto vai de tênis e shortinho. Num ou noutro lugar está sempre com iphone ao lado - com crédito ou não, porque telefonar não importa - a fim de registrar no instagram os melhores momentos da noite.

A Patiminas mulher anda sempre com engov na bolsa, mas não dispensa o chá de boldo da mãe. Apesar da ressaca e gosto ruim na boca vai à missa aos domingos de manhã pedir para Deus perdoar os excessos e agradecer, aos santos e às santas, o homem que conquistou.

A Patos mulher trabalha com o pai - mas trabalha de verdade, não tem essa de nepotismo - e faz serviços voluntários. O voluntariado ela não espalha porque acredita que caridade não precisa ser propagada. É coisa dela e dos meninos que cuida.

A mulher Patos diz que gosta de comida japonesa, não rejeita cerveja artesanal, nem drinks como margarita, sex on the beach e cosmopolian. Mas o que ela ama mesmo, de verdade, é tomar suco de pacotinho, comer pão com mortadela e registrar esses momentos felizes, para seu álbum particular, junto às crianças que cuida, e que cuidam dela.


Uma linda quinta-feira para todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma viagem, ou tentativa, à ideia de outros.  

*Post porcamente baseado em três histórias de Gustavo Gessullo - Se as cidades fossem mulheres - publicadas  no livro de Maitê Proênca: É duro ser cabra na Etiópia. Gustavo falou de Salvador, São Paulo e Paris, cidades bem similares à Patiminas hahaahah.

7 comentários:

  1. Nenhum comentário é coisa do passado. Agora tem um!

    ResponderExcluir
  2. eu achei esse post muitíssimo diferente. e ótimo.

    ResponderExcluir
  3. e essa mulher vive de aparências, mas é muito da boazinha, viu?
    não acredito que as de patos sejam assim.
    pecado, mas vdd.

    ResponderExcluir
  4. Então... essa ambiguidade me interessa e creio nela.
    Cinco comentários porque tenho TOC e blá-blá-blá

    ResponderExcluir
  5. OI Rosana, que prazer me deparar com esse texto e fico lisonjeado de saber que meu texto tenha inspirado o seu. Alias, aqui saiu mais alguns textos dessa leva, caso queira ler - https://dirtysheep.wordpress.com/2010/10/27/se-as-cidades-fossem-mulheres/

    Grande beijo, muita sorte pra você.

    Gustavo Gessullo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gustavo... que prazer te encontrar aqui. Vou lá no seu blog ler as cidades. beijo e boa sorte pra você também.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi