quinta-feira, 18 de julho de 2013

Carta denúncia

Tema: livro
Por: Rosana Tibúrcio


Olá querida amiga mansa que não cumpre promessa do meu coração. Quero te dizer que livro é essencial na minha vida. Uma casa sem livro é uma casa sem: sonhos, expectativas, desejos, vontade de aprender, viagens...
Não confio em quem não gosta de livro, assim como não confio em quem não gosta de música (mas isso é papo para outra carta/post). 

Minha relação com livros vem desde meu tempo de criança, sabe? No meu blog, Dona da Banca, falei sobre isso: Sete anos e minhas primeiras memórias. Como eu tenho saudade do Livro da Lili! Que pena eu tenho das crianças que nunca tiveram acesso a ele. Você não deve ter dito, acredito, pois é bem mais novinha que eu.

Livro de história de fada, princesa e príncipe sempre me agradou quando eu era criança. Lia os que tinham na minha casa: vorazmente. Lia e relia. E você, gostava desse estilo também?

No meu tempo de mocinha eu passei a apreciar aqueles contos para moças. Os romances. Lia todos lá no internato onde vivia. Até hoje gosto dos romances e tenho certeza que você também, apesar de nunca ter vivido no internato.

Romance tem uma ligação com poesia, quase sempre, né? Nunca gostei muito de poesias. Fernando Pessoa encabeça a lista dos poucos poetas que aprecio. Não sei se você gosta de poesias, nunca falamos sobre isso.

Assim que fiquei adulta comecei a comprar - pelo Círculo do Livro - váááários livros, sobretudo, os de Ágatha Christie, Harold Robbins e Sidney Sheldon. Em meio a essa turma continuei a comprar e a ler os romances e tenho alguns emprestados, dois deles, classificados como os livros que mais amo: Pássaros Feridos e a Filha de Mistral estão com você, sua vaquinha, minha linda e estimada amiga do meu coração.

Esse blá-blá-blá todo é para dizer duas coisas minhas, importantes e verdadeiras, para com essas preciosidades: não gosto de ler livro emprestado e não sou feliz com livros meus nas mãos de terceiros que demoram mais de dez meses para devolvê-los.

Por isso que te escrevo essa carta/post denúncia e peço bastante irritada educadamente: por favor, volte a me visitar e cumpra a promessa - que está com APENAS quatro anos de atraso - que você deixou para mim, por escrito, (vide imagem abaixo), de voltar aqui em casa para me visitar e para me devolver os livros que levou.

Prometo fazer mil comidinhas para você, ouvir seus casos, rir muito. Deixo até você dormir com seu maridinho na minha cama, inclusive.

E ahhh, prometo devolver o livro dele que ficou aqui comigo. Tá lá na minha gaveta da cômoda do quarto. Mas e os meus, estão onde???

Beijos, me liga.
Da sempre amiga, hoje denunciante
Roxane hahahaahahah
Promessa feita deveria ser promessa cumprida. Tô boa não!! hahaha


Uma linda quinta-feira para todos vocês meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma denúncia contra uma pessoa muito da mansa, mas que amo muito e que sei, me ama também... hahahaha

6 comentários:

  1. Esse blá-blá-blá todo é para dizer duas coisas minhas, importantes e verdadeiras, para com essas preciosidades: não gosto de ler livro emprestado e não sou feliz com livros meus nas mãos de terceiros que demoram mais de dez meses para devolvê-los.
    ______________________

    Então, me ensine usar o "para com" e também o " para comigo" por favor.

    ResponderExcluir
  2. Explicar brincadeira é quase parecido com explicar ironia: num sei como faz Limão.


    Só pra dizer que não tô brava!!
    Mas minha linda pode ficar... hahahaha

    ResponderExcluir
  3. eu acho que não dei conta de explicar. Vou tentar novamente, eu quero que você me explique quando e como eu uso as expressões "para com" e " para comigo". Eu acho elas lindas, mas não sei quando usar e nem se existe uma regra. Rosaninha do meu coração me dê uma aula.

    ResponderExcluir
  4. Eu falava do primeiro comentário. O segundo eu não comentei. Não sei se há regras, Limão, eu uso normalmente e penso que tá certo. Pode ser que não, né? Se eu achar alguma regra te mando, seu lindo.

    ResponderExcluir
  5. Quem me chama de Roxane leu o post, tentando ver se ela fica bem comigo, via facebook... hahahaha

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi