quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aponta pra fé, e rema*

Tema: procrastinação
Por: Aninha e Rosana 
Imagem


Quando a Tia Rosana me ligou pedindo para eu fazer uma redação, quer dizer, um post para o Guaraná, eu ri muito: do tema e dela.
Primeiro eu achei que era um nome feio. Aí depois a Tia me explicou direitinho e entendi. Mas o que eu ri mesmo foi do jeito dela falar procrastinação. Alguém já notou que a Tia enrola a língua para falar palavra grande? São três etapas, nessas horas. Primeiro ela fala a palavra rápido e enrolado. Depois ela soletra e enrola mais ainda e, no final, ela diz assim: ah, sei lá como fala isso.
Eu ri muito. Eu rio muito dela. Desculpa, tá Tia Rosana??


Bom... fiquei pensando muito sobre o significado dessa palavra feia e cheguei à seguinte conclusão: procrastinação está para tios e tias velhos, assim como saber viver, está para criança que tem pai, mãe, cama e o que comer.
Porque a gente que é criança feliz nunca deixa para amanhã a brincadeira de agora. Pensem comigo. Seria possível isso? Não!
A gente nunca deixa de fazer o dever de casa porque tem pai e mãe chatos, quer dizer, responsáveis, que nos obrigam a fazer aqueles deveres que as professoras, que recebem para não procrastinarem, passam para a gente.
Já viram criança deixar de comer quando está com fome? Pirraçar para alguém oferecer algo melhor, depois? Que nada, criança que sabe viver come antes do estômago roncar.
Já viram criança morrer de sono e sofrer? Se criança está com sono, dorme por ali mesmo e não se preocupa se alguém vai rir dela babando ou quebrando o pescoço. Ao contrário, tem sempre um adulto pra dizer: “tadinha dela, tá cochilando; vai pra caminha, minha filha.” Viram só? A gente não deixa o sono para depois e ainda ganha mimo.
Procrastinação é coisa de adulto. Coisa de adulto que pensa demais. Se adulto relaxasse feito criança, o tempo que leva pensando no que não vai dar tempo de fazer, daria tempo para ser feliz.  
Procrastinação é para quem deixou de ser criança e virou adulto reclamão. Quer coisa pior do que ouvir os tias e tios velhos dizerem: “ai meu Deus, tenho que fazer xis e ípsilon e não vai dar tempo.” É sempre assim!!!
Adulto, por que acha que é grande, quer abraçar mais do que cabem dois braços. Não conseguem. Por isso procrastinam, por isso não são tão felizes.
Nós crianças, que temos dois braços, também, só abraçamos compromissos que cabem num braço só, que é para o outro caber abraço e afago que doaremos para adulto procrastinador. Tem sempre um por perto, tadinhos. 
E... então, enquanto os adultos não mudarem de jeito e porque com o tema dessa composição eu não posso nem brincar tanto assim, recomendo a frase* que li nos comentários de Laurinha, que o Tio Ulisses deixou: “aponta pra fé, e rema.” É isso “Oliçes”, pelo menos um remedinho você tem para os procrastinadores. 
Como eu odeio remédios e meus amigos estão me chamando pra brincar, vou lá fora soltar bolinhas de sabão, porque isso, também, é sério e... não posso deixar para amanhã. 

Beijos de Aninha para todos as tias e tios velhos procrastinadores.
Agora é com você, Tia Rosana, diz aí sua finalizada de quinta (hihihihihi desculpa, tia, mas  não resisti)


Tá, tá bom. Bem feito pra mim. Lá vai:
Uma linda quinta-feira para todos vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma carapuça rondando por aí. Quem quer???  

12 comentários:

  1. Acho que serão necessárias várias carapuças, viu.

    ResponderExcluir
  2. (Falou aquele que acha que também vai precisar de uma)

    ResponderExcluir
  3. hauaheuehauhaushe

    Gente, eu amo a Aninha, mesmo quando ela fala a sério.

    ResponderExcluir
  4. A Aninha mandou carapuça pra todo mundo mesmo. Ninguém a salvo.

    ResponderExcluir
  5. E eu rio da Aninha PRINCIPALMENTE quando ela fala sério! rs

    ResponderExcluir
  6. Eu já tô de carapuça desde domingo quando li o tema da semana. huashuahs

    ResponderExcluir
  7. Olha só, eu QUEBRANDO O PROTOCOLO e estando aqui também.

    "Procrastinação é coisa de adulto. Coisa de adulto que pensa demais. Se adulto relaxasse feito criança, o tempo que leva pensando no que não vai dar tempo de fazer, daria tempo para ser feliz."

    No Vanilla Sky, um dos meus filmas favoritos, o personagem do Tom Cruise se diz um "adiador de prazeres". Acredito que o que é urgente de verdade, são os pequenos prazeres da vida, o que nos faz feliz. Seja uma soneca ou as bolinhas de sabão. Isso, realmente, não se pode adiar.

    Todo o resto, pode esperar.

    ResponderExcluir
  8. achei lindo demais. isso aqui. demais.

    ResponderExcluir
  9. adoro sinceridade de aninha. até com ela mesma.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi