terça-feira, 7 de junho de 2011

Defeituoso

Tema: meu defeito mais cômico
Por Rafael Freitas

Definitivamente, autoconhecimento não era sua principal virtude. Não se entristecia porque, algum dia, um psicólogo poderia lhe dar uma ajudinha com isso.

Sabia que era um cara simpático, educado, chorão e... Era só isso que sabia. Ah, claro: também sabia que era ciumento. Não do tipo que briga por isso, mas daquele tipo que, chateado, vai se consolar com o travesseiro.

Um belo dia, foi questionado sobre seus defeitos. Qual seria o seu defeito mais cômico? Mas defeitos não são engraçados. Manias é que são! E começou a perguntar para alguns amigos.

Uma amiga disse que achava engraçado o jeito que ele repara e critica a roupa das pessoas, os detalhes, o corte, o tipo de tecido. Incoerência da sua parte, claro, já que ele defende a ideia de que cada um deve fazer o que gosta, do jeito que gosta, sem se importar com o que os outros vão falar.

Um outro amigo enumerou alguns:
poderia ser aquela mania de assobiar o tempo todo. Mas isso não chega a ser defeito, mesmo quando o assobio se intensifica: sinal de que ele está estressadinho. Ou o fato de cumprimentar todos na rua, mesmo os desconhecidos. O que também não parecia defeito. Poderia ser a incontinência urinária, mas defeitos de fabricação não entram na brincadeira. E este amigo concluiu: a gula era o defeito mais cômico! O jeito de comer pela terceira vez, se deleitando, elogiando ao mesmo tempo em que dizia não aguentar mais. Preocupou-se, então, porque todo fim de semana ele almoça e janta na casa desse amigo! Que vergonha!

A mãe desse amigo (que é a cozinheira culpada pela sua gula) disse uma vez que ele estava “defeituoso” por causa de uma certa novela. Era impossível falar com ele enquanto a bendita não acabava. Parecia que não tinha outro assunto! E, de fato, quando ele assiste novela, um filme, ou está folheando alguma revista, fica difícil ter sua atenção.

Quando perguntou ao seu irmão mais novo, ele respondeu com um clichê adorável: todo mundo tem defeitos e qualidades. Opiniões de irmãos são sempre suspeitas.

Ele, por ele mesmo, achava que, para quem convivia com ele em situações de estresse e chateação, deveria achar engraçado a tromba derrubada, como dizia sua mãe quando ele era criança. Ele emburra fácil. Ainda mais que, sendo tão falante, quando emburra é perfeitamente notável! Sua mãe e o mesmo amigo que o considera guloso vivem dizendo que ele fica engraçado quando estressadinho. Taí. Era um sinal.

Pensou mais um pouco, mas não quis perguntar para mais ninguém. Porque, com certeza, muitos outros defeitos apareceriam. E o que é pior: poderiam não ser cômicos!

Ser fútil, guloso, noveleiro, estressadinho e emburrado já estava de bom tamanho!

16 comentários:

  1. Qualquer semelhança desse cara com a minha pessoa é mera coincidência!

    ResponderExcluir
  2. Não é a toa que tudo que é feito na casa do amigo dessa pessoa é pensado nele, no quanto ele vai gostar, no quanto é prazeroso saber que os elogios às comidas são sinceros!

    E quando essa pessoa não está na casa desse amigo, parece que tudo fica sem graça... nem a comida tem o mesmo sabor! E sempre alguém fala: Nossa, o fulando gosta tanto disso!

    ResponderExcluir
  3. Opa, é fulano tá?! Não fulando..rsrs

    ResponderExcluir
  4. Seu defeito engraçado tá na gula mesmo. Se é que tem defeito engraçado. Engraçado pra quem? Pro que enxerga o defeito pra pro defeituoso?

    Até então, eu estava com meu pensamento refletido na frase que citarei abaixo - era o tema de meu post
    Mas defeitos não são engraçados. Manias é que são!

    Mas... comer abacaxi com nutella hauahauahsushuahaushsushsuahauahas

    ResponderExcluir
  5. E desculpem a risada alta... hauahauash


    Criticar a roupa dos outros não é engraçado pra quem tá com a roupa, mas pra quem escuta até pode ser...

    cara defeituosos taííí

    ResponderExcluir
  6. De qualquer forma o meu "tema" de quinta vai ser sim, relacionado a isso de que defeito não é engraçado.


    Eu não rio de um maneta, por exemplo!!

    ResponderExcluir
  7. Maninha, eu sou um poeta defeituoso ou um defeituoso poético?

    rs

    ResponderExcluir
  8. Olha o Arrocha! Gente, cês não tem noção das comidas que se faz na casa dele! E ele cozinha tão bem quanto sua mãe!

    ResponderExcluir
  9. E eu não entendo essa implicância da mainha com meu abacaxi com Nutella!

    ResponderExcluir
  10. Ai, que saudade das nossas mesas de café em Patos! Huummmmm

    ResponderExcluir
  11. Na próxima CAGC, por favor, só biscoito água e sal, café sem açúcar, queijo branco e muita salada no almoço, ok?!

    (É que tem uma pilha de umas sete calças jeans ali que não entram mais... =[)

    ResponderExcluir
  12. Ahhh! Concordei total que manias são cômicas, não defeitos. Defeitos são, quando muito, irritantes.

    Gula é defeito? Xii! Tô lascada!

    Agora, abacaxi com Nutella?? Irc! Não sei se o pior é ser com abacaxi (que eu detesto) ou a falta de combinância dos sabores. Foi uma coisa meio "Ratatouille" da Disney, rsrs.

    Beijos senhor Bobo noveleiro! Aposto que a novela era Ti-ti-ti, heim?? Conheço essa doença, tinha uma teletonta na família também, hahahaha!!

    =]~

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi