quinta-feira, 24 de junho de 2010

Traje típico: o do dia-a-dia


Tema: FestaJunina
Por: Rosana Tibúrcio

E os irmãos eram unidos na alegria e na tristeza, sem o típico juramento que os casais fazem quando se casam, mas bem mais sério e verdadeiro do que o deles, certamente.
Odiavam as festas tradicionais que aconteciam durante o ano na escola onde estudavam.
Em todas elas havia motivo para muito choro, tristeza e revolta: deles e de seus pais. Como comprar roupas e calçados adequados? Não havia jeito, o dinheiro mal dava para comer.
Ficavam em casa e, no outro dia, que o mais criativo dos irmãos inventasse uma historinha sobre suas ausências.
Sim, odiavam todas as festas tradicionais, exceto as juninas. Nelas os irmãos eram iguais, não se notava diferença entre eles e os outros colegas. E ainda ganhavam maçã do amor, suco, pipoca e outros quitutes da ocasião. Dançavam quadrilha e se divertiam pra valer.
Voltavam felizes para casa, limpavam o rosto pintado de carvão do fogão a lenha que a mãe usava para fazer o almoço. Colocavam os pijaminhas surrados e penduravam, atrás da porta, as roupas de chita e remendadas que usariam no outro dia, assim normalmente, mas que naquelas festas juninas viravam trajes típicos, belos, criativos, únicos.
Dormiam felizes e agradeciam a Deus ao fato de, pelo menos uma vez por ano, serem iguais aos demais colegas de escola.
.
Uma linda quinta-feira pra todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há algo diferente no ar e hoje há por aqui uma leve esperança de que todos possam ser, pelo menos uma vez por ano, iguais e felizes...
.
A imagem tirei daqui

10 comentários:

  1. Um post correndinho, meia boca que é pra eu não faiááááá. Meu negócio é marcar presença...

    E claro que o Caetano continua, né minhas gentes. Preciso explicar?


    Morta, meus amores, nem queiram saber, mas tô exausta...
    beijos e desculpem-me pela demora.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez por ano, vale apena ser feliz.

    Adorei.
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. nem de maça do amor eu gosto.
    mas acho lindo irmãos.



    minha mae podia ter pegado a foto dos meus irmaos ne

    mentira.. porque o heitor nem curte junina.

    ResponderExcluir
  4. vou dormir, porque ne

    beijo me liga, mae

    ResponderExcluir
  5. esse é o brasil que vivemos... bem desigual... post inspirado... parabéns

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi